Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Sítio Fragmentos.

Para escrever "O Amigo Invisível" Rodrigo Castilho usou como base a história do Peninha contida no livro "Reinações de Narizinho", adaptando-o e criando um novo enredo para a história. Vejam melhor como foi a construção do episódio:

....................................................................
Trecho do livro:


Felizmente era goiabeira baixa e não se machucou. Pedrinho ergueu-se, deu uns tapas nas folhas secas que lhe pegaram na roupa e indagou:
— Voz duma figa, onde é que você está?
— Aqui, ali e acolá — respondeu a voz.
A pior coisa do mundo é falar com criaturas invisíveis. A gente não sabe para onde virar-se. Assim estava Pedrinho, e para mais atrapalhá-lo a voz ora vinha da direita, ora da esquerda.
— Deve ser muito bom ser invisível — disse Pedrinho. — Quantas vezes conversamos sobre isso eu e Narizinho!...
— Quem é ela?
— Minha prima Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Narizinho também quer ficar invisível. Você lhe ensina o jeito?
— Ensino aos dois, se merecerem.
— E que temos de fazer para merecer?
— Viajar comigo pelo mundo das maravilhas. É lá que se tira a prova de quem merece ou não merece receber este dom das fadas. O primeiro menino invisível que apareceu no mundo fui eu, mas me sinto muito só. Preciso de companheiros. Por isso vim.
 ............................................................
Comentários:
Rodrigo Castilho da conversa de Pedrinho com o menino invisível, que acontece no pomar. Mas no desenho, Pedrinho, Narizinho e Emília conhecem o menino invisível ao mesmo tempo. Enquanto no livro, Pedrinho o conhece sozinho e só depois os outros são apresentados ao menino.
Esse é o foco exato da nova trama de Rodrigo Castilho: o desejo de ficar invisível, de Pedrinho. É deste ponto que ele começa a construir a nova história.
A grande diferença é: no livro, o menino diz que só pode ensinar a ficar invisível, quem merecer. E o teste para saber quem merece é fazer uma viagem ao Mundo das Maravilhas. No desenho, o menino faz ficar invisível e visível quem quer e na hora que quer. No livro, as crianças não ficam invisível ( o que nos faz pensar: então reprovaram no teste?). Há ainda outras diferenças, que serão apresentadas no quadro "Curiosidade", da seção "Canal do Sítio" informa.
fonte:canal do sítio

Nenhum comentário:

Postar um comentário