Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Sítio fragmentos.

Para escrever "A História do Gato" Rodrigo Castilho usou como base os fragmentos "A história do Gato" e "A história do Visconde", ambos contidos no livro "Reinações de Narizinho", adaptando-o e criando um novo enredo para a história. Vejam melhor como foi a construção do episódio:

....................................................................
Trecho do livro:

 


O gato saiu, passeou pelo sítio inteiro, caçou três ratos e de noite voltou. Tia Nastácia acendeu o lampião da sala. Depois disse:
“É hora, gente!” Todos vieram postar-se em redor do ilustre personagem; dona Benta sentou-se na sua cadeirinha de pernas serradas; Narizinho e Pedrinho sentaram-se na rede; Emília foi para o colo da menina. Até o Visconde de Sabugosa quis ouvir as histórias. Narizinho teve dó do coitado; espanou-lhe o bolor e botou-o num canto da sala, dentro duma lata — para que não sujasse o chão com aquele pó verde. Logo que todos se acomodaram, Emília disse:
— Comece, seu Félix! E o gato Félix começou.
[...]
Logo que a noite caiu, tia Nastácia acendeu o lampião da sala e disse: “É hora, gente!” Todos foram aparecendo e cada qual se sentou no lugar do costume. O último a vir foi o Visconde. Antes de entrar para a lata, aproximou-se de tia Nastácia e disse-lhe ao ouvido:
— Pegue na vassoura e ponha-a ao alcance de sua mão.
 ............................................................
Comentários:
Rodrigo Castilho parte da visita do Gato Félix ao Sítio contada em "A história do Gato", no livro "Reinações de Narizinho". Mas no desenho, o gato não apresenta como sendo o Gato Félix. Assim como nas versões da televisão (exceto em um único episódio do Sítio Antigo - O Gato Félix, 1983).
O gato chega para contar sua história e até o Visconde quer ouvir sua história. No desenho, o gato chega depois que todos se negam a ouvir a história do Visconde, o que deixa o sabugo sem um pingo de vontade de ouvir aquela história. No livro, o Visconde só conta sua história bem depois e para desmascarar o gato ladrão.
No livro, ele se apresenta como o Gato Félix, mas mente dizendo ser parente do Gato de Botas. No desenho nada é narrado sobre o fato, mas pela roupa do personagem percebe-se sua ligação com o Gato de Botas.
Aqui, damos um salto na história para conhecer o desfecho do livro: com a ajuda da Emília, que tira um pelo do gato numa briga, o Visconde compara os pelos e percebe que o Gato é um ladrão. E vai contar sua história para desmascará-lo. No desenho, a Emília não desconfia do gato em nenhum momento. O Visconde e quem desconfia. Isso no livro não acontece. Lá, primeiro o Visconde investiga o fato sem ter suspeitos. Só depois descobre o autor dos furtos. No desenho, o gato come os ovos, e depois tenta comer os pintinhos. No livro, ele já devora os pintinhos na primeira noite.
A prova do pelo é apresentada também no desenho, mas o gato tenta inverter a situação. Coisa que não existe no livro, pois os pelos comparados são provas irrefutáveis.
Tia Nastácia põe o gato pra fora à vassouradas no livro. No desenho, ele é levado preso supostamente.
fonte:canal do sítio

Nenhum comentário:

Postar um comentário