Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Canal Viva comemora os 35 anos do Sítio!

 

No dia 7 de Março de 1977, há exatos 35 anos, ia ao ar pela primeira vez a adaptaçao da Rede Globo para o Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A série marcou a infância de várias gerações, que se divertiam assistindo às aventuras de Narizinho e sua boneca Emília.
Sítio do Pica Pau Amarelo (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)Sítio do Picapau Amarelo (Foto: CEDOC/ TV Globo)
A atração ficou no ar até 1986. E voltou com uma segunda versão em 2000. Inicialmente, as histórias eram exibidas dentro do programa "Bambuluá", comandado pela apresentadora Angélica. Com 15 minutos de duração, elas duravam uma semana, sendo levadas ao ar diariamente.
Dois anos depois o programa ganhou uma nova fase, que é hoje exibida pelo canal Viva.
Clique para ver a galeria de fotos do Sítio do Picapau Amarelo

Assim como na primeira vez que foi ao ar, em 1977, a equipe manteve-se o mais fiel possível à obra de Monteiro Lobato, mas se preocupou em aproximar o programa da atualidade. O aspecto rural presente na obra de Monteiro Lobato foi mantido, sem abrir mão de mostrar também a realidade dos grandes centros urbanos.
"Sítio do Pica Pau Amarelo" (Foto: Divulgação)
A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e era formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore. Destaca-se a música tema da abertura composta por Gilberto Gil, "Sítio do Picapau Amarelo". Em homenagem ao 35 anos de Sítio do Picapau Amarelo, disponibilizamos a trilha sonora da série. Clique aqui para ouvir!
Dona Benta (Nicette Bruno) (Foto: TV Globo)Dona Benta (Nicette Bruno) Foto: TV Globo
Para trazer as histórias do Sítio para os dias atuais, alguns elementos foram inseridos na trama, como a Internet, utilizada por Dona Benta (Nicette Bruno), e o forno de microondas que substituiu o fogão a lenha de Tia Nastácia (Dhu Moraes). Embora os redatores tenham adotado uma linguagem atual para dar maior veracidade aos diálogos, palavras e expressões antigas, como 'canastra da Emília' ou 'torneirinha de asneira', características do texto de Monteiro Lobato, foram mantidas na adaptação.
Sítio do Pica Pau Amarelo - Emilia (Foto: CEDOC/TV GLOBO)Emília (Isabelle Drummond) Foto: TV Globo
As histórias são ambientadas no sítio de Dona Benta, uma simpática senhora que vive afastada da correria e do barulho da cidade. Ela conta com a amizade da Tia Nastácia, que cozinha deliciosos quitutes para ela e para sua neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Lara Rodrigues). Ao lado da inseparável boneca Emília (Isabelle Drummond), Narizinho é uma menina doce e cheia de sonhos, que cria um mundo de fantasias ao seu redor.
Uma das grandes novidades da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo foi a personagem Emília ser interpretada por uma criança. Nas três versões anteriores, a boneca foi vivida por atrizes adultas. Entre elas, Lúcia Lambertini, na versão exibida pela TV Tupi, entre 1951 e 1964, e Dirce Migliaccio, na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, na TV Globo.
Sítio do Pica Pau Amarelo - turma (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)A turma do Sítio do Picapau Amarelo (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário