Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Uma chave chamada senha




Toda casa precisa de uma chave. A chave é a segurança. É a garantia de que a coisa está bem guardada. Você não sai por aí fazendo cópias da chave da sua casa, do seu quarto e distribuindo a qualquer pessoa, não é?


A senha na internet é como se fosse a chave secreta. É a chave virtual da sua casa, do seu quarto. Ela é pessoal e intransferível. E você não vai sair por aí contando a senha que escolheu para guardar as suas coisas na net, vai? As senhas servem justamente para que a sua identidade virtual não seja usada por pessoas desconhecidas. Ela guarda informações íntimas, guarda documentos, o acesso ao seu computador, ao seu celular. Antigamente, lembro-me de ver as minhas amigas de escola escreverem em suas agendas em código secreto. Cada letra tinha um símbolo. E elas guardavam a tradução desses símbolos em um lugar secreto. Aqueles símbolos, aquelas escritas, eram como se fosse uma senha para os relatos, para as informações. Eu não tinha a chave, a senha e não podia ler. Elas guardavam bem as coisas que não queriam compartilhar.


Senha de email, da rede social, de banco… só podem ser usadas pelo dono da conta. Não compartilhe, não empreste e nem use a senha dos outros. Não aceite saber a senha de ninguém! É muita responsabilidade compartilhar uma informação íntima de alguém! Uma informação que pode custar a intimidade de outra pessoa! É uma responsabilidade que não podemos sustentar! Afinal, se alguém compartilha uma senha com você, que é bem intencionado, pode compartilhar com mais pessoas, que podem não ser! A senha serve como uma guardiã do cofre da sua vida na internet. Então, guarde-a bem e preserve a sua identidade virtual!


Por hoje é isso!
Um abraço e até o dia 25 de maio!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário