Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Os direitos autorais


Imagine um escritor que se debruçou um tempão sobre a sua obra. Imagine um pesquisador que dedicou grande parte do seu tempo para pesquisar e produzir conhecimento. Imagine um músico que ficou dias a fio escolhendo a melodia correta para a sua música. Agora imagine essas mesmas pessoas vendo as suas obras, as suas produções, sendo usadas por uma grande quantidade de gente sem a sua autorização ou sem sequer terem sido citados, mencionados como autores?


E, nos dias de hoje, é muito fácil piratear conhecimentos. Fazer a cópia sem saber a procedência do objeto. Fazer uso sem saber se está previsto na lei que esse uso é permitido.


É por isso que se constituiu uma série de direitos e deveres para os autores, para os criadores de conhecimento. E, para organizar o uso legal das produções de conhecimentos, temos os direitos autorais.


Você sabia que devemos ter o maior cuidado com os conhecimentos que são produzidos em nossa cultura e que são compartilhados na internet? Sabemos que circulam por este meio inúmeras informações, músicas, vídeos, jogos que não poderiam, nem deveriam, estar liberados para qualquer um acessar. Há pessoas que usam alguns conhecimentos produzidos como se fossem seus, e não do verdadeiro autor. Isso é crime! E a internet nos passa essa sensação de que ninguém te descobrirá, não é? A sensação de que você é anônimo… Enganamo-nos!


O melhor a fazer é sempre pesquisar em sites confiáveis, indicados pelos professores da sua escola, e sites que tenham sido visitados pelo seu pai e por sua mãe. Não divulgue e nem use materiais que não
saiba a procedência, de onde vieram. Não coloque o seu nome no trabalho dos demais, não deixe de citar o autor, a procedência da obra, a editora, gravadora etc.


Respeito é a palavra para evitarmos qualquer tipo de problema com esse tema, certo?


Gente, queria convidá-los a participar dessa coluna. Para isso, enviem as suas dúvidas para o blog. Selecionaremos algumas perguntas e as responderei no dia 8 de junho.


Um beijo e até o dia 8 de junho!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário