Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Corpo em movimento


Minha avó sempre dizia que cuidar do corpo é cuidar da mente! E ela tinha razão! Eu vejo tantas e tantas crianças que não se alimentam bem, que não dormem bem, que não praticam esporte, que ficam o dia inteiro no computador, nos jogos… Tudo nessa vida tem de ser equilibrado! O dia é bastante longo e dá para distribuirmos muitas atividades pelas horas do dia!


Comer bem. Veja, comida é combustível! É energia que transforma as nossas vontades em ação. Se comemos bem, e comer bem significa se alimentar de forma saudável, sentimo-nos bem para praticar esportes, para brincar e para estudar! O nosso sono melhora, o nosso humor melhora!


Dormir bem. Dormir cedo para acordar disposto. Dormir nos ajuda a organizar as ideias, a recompor os nossos esforços, a descansar o corpo e a mente. Quem dorme bem tem um dia bom! Isso é fato!


Praticar atividades físicas. É um carinho para o corpo. Cada um tem a sua atividade preferida. Há pessoas que gostam de jogar futebol, outras que preferem jogar vôlei, outras, nadar, outras, caminhar. Não importa. O importante é movimentar o corpo. Cada parte do seu corpo desperta quando é estimulada. A nossa cabeça trabalha também! E ficamos mais despertos. Nosso apetite melhora e nos sentimos bem quando mexemos o corpo!


Equilibrar a rotina. Rotina pode ser chata: escola, almoço, casa, TV, jantar, dormir. Mas pode ser bem interessante quando equilibramos as nossas atividades no meio disso que é fechado. Pode jogar no computador? Pode, um pouco. Outro pouco, você pode ler, outro, brincar. Outro, conversar com os amigos, ao vivo. No outro momento, você pode estudar, no outro, fazer um esporte, escutar música, dormir. Pode ajudar a sua família a preparar uma comidinha. Pode contemplar a paisagem e voltar a fazer tudo de novo!


O importante nisso tudo é fazer o corpo se mexer. Fazer com que ele mexa com o seu pensamento. Fazê-lo levantar do sofá, da cadeira e ir dar uma voltinha por algum lugar!


E você, o que faz o seu corpo e a sua mente se movimentar?


Um beijo e até o dia 23 de maio.
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário