Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

É hora da comida (ops, da ração!)

Não importa o que você esteja comendo que o seu cachorro sempre chega pertinho e fica olhando com cara de pidão? É difícil resistir, claro, mas, para o bem dele, você precisa ser forte. As comidas feitas para seres humanos podem fazer mal aos cães. Por isso, seu animal de estimação deve ser alimentado apenas com ração. Por mais que não pareça muito apetitosa, ela oferece tudo o que o seu amigão precisa para ter uma vida saudável.


Para deixar seu cachorro sempre satisfeito, ofereça de duas a três porções de ração por dia. Vale lembrar que a quantidade muda de acordo com o tamanho do animal. Para não ter erro, leia a embalagem da ração. A maioria delas traz uma tabela que indica o quanto deve ser servido de acordo com o peso do cão. Se você não souber quanto ele pesa, pergunte a seus pais.


A água é outro item fundamental para a saúde do seu cão. Deixe-o beber à vontade e preste atenção no pote dele, que deve estar sempre limpo e cheio de água fresca.


Como você pode ver, é fácil manter seu animal forte e saudável. Basta oferecer apenas ração e água e resistir à tentação de dar sua comida para ele. Um bom truque para não deixá-lo com vontade durante suas refeições é oferecer um osso para ele brincar ou algum petisco canino. Só não exagere, senão ele pode perder o apetite, OK?


Créditos: Bruno Okada (ilustração);
Nádia Mariano (texto)



Fonte: Maria Cecilia Fleury, médica veterinária, supervisora clínica do Hospital Veterinário Sena Madureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário