Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Os novos traços de Emília: a difícil missão de desenhar a boneca mais querida do Brasil (repostagem)


“Eu queria que a personalidade dela, em especial, fosse bem visível. Assim, quando as pessoas batessem o olho já saberiam quem é.”, disse Bruno Okada, ilustrador, ao definir o processo de criação dos novos traços da famosa boneca falante de Narizinho. Emília é a personagem da literatura de Lobato que mais atrai  a atenção das crianças - e dos adultos. Ela é mesmo teimosa, mandona e metida a sabichona, mas é, sem dúvida, a companheira que qualquer menina sonharia em ter. Com Emília, Lobato mostrava seu lado mais irreverente como autor, porém era o primeiro a dizer que era como se sua criação tivesse adquirido vida própria. “A Emília é infernal. Não posso mais com ela. Quando estou batendo o teclado, ela posta-se ao lado da máquina e, quem diz que eu digo o que desejo?”, dizia o escritor ao referir-se a ela como “Independência ou Morte”.  
Desde o lançamento dos livros do Sítio do Picapau Amarelo, em 1920, os desenhos de Emília retratam essa personalidade forte da boneca. Belmonte, um dos maiores caricaturistas da época, a desenhou com um jeito de “dona do mundo”, corajosa e autossuficiente. J. U. Campos também manteve essas características tão marcantes na personagem. O ilustrador a desenhou de olhos bem abertos, alertas com tudo o que acontece. Mas nem sempre foram esses os principais traços da boneca em suas diferentes representações. Anos mais tarde, os desenhos do ilustrador Le Blanc, por exemplo, retratavam Emília com carinha de bebê e um toque mais meigo e inocente.
Ao desenhar a Emília, Bruno Okada pesquisou muito. Usou como referência as imagens de Belmonte, J. U. Campos, Le Blanc e os diversos artistas que produziram ao longo do tempo versões da boneca de pano tão amada por gerações de brasileiros. Além disso, ele tentou fazer a personagem o mais próximo possível de uma boneca mesmo – feita de pano, com um cabelo de tecido e costuras aparentes. “É uma responsabilidade grande desenhar  Emília, porque ela é especial. Foi o desenho dela que definiu o restante dos personagens”, disse Okada.
 A Emília que você vai ver no nosso mundo virtual manteve  o vestido e as cores da última versão apresentada pela série de televisão. Foram muitos desenhos até a boneca ganhar esse formato que você vê aqui em cima e logo vai poder conferir nos jogos e atividades do Mundo do Sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário