Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Alguns cuidados (e muito amor) para cadelas esperando filhotinhos

Nada mais fofo do que filhotinho de cachorro, não é mesmo? Na maioria das vezes, quando a cadela engravida, a casa inteira fica contente e ansiosa para ver os pequenos andando pelo chão. E o melhor que a ansiedade passa rápido. A gestação dura de 58 a 62 dias, ou seja, quase de 2 meses. Para garantir que esse momento seja o mais tranquilo possível, existem alguns cuidados fáceis de fazer, você sabia?


O principal é: evitar que a futura mamãe fique pulando por aí, principalmente de lugares altos, como sofás ou escadas. Muito cuidado também ao andar pela rua, fique sempre atento a carros. O acompanhamento de um veterinário é muito importante, pois é ele quem vai perceber se algo não está certo, por meio de exames de ultrassom e de sangue.
A alimentação da mãe é outro motivo que merece atenção, afinal, é vital para a saúde dos cachorrinhos. Uma boa ideia é comprar rações específicas para cadelas grávidas.


Procure deixar a mamãe bem tranquila durante esse período. O estresse também pode afetar os filhotinhos. Por causa dos hormônios, algumas podem ficar mais carentes e carinhosas, enquanto outras ficam mais bravas e desconfiadas. Isso é normal. Não estranhe também se, nos dias antes do parto, a cachorra ficar se escondendo debaixo da cama ou atrás da geladeira: ela faz isso porque está procurando um ninho para proteger os filhotes.


Na hora do nascimento, é tudo muito natural, por isso pode acontecer na própria casa sem problema algum. Só vai precisar de acompanhamento do veterinário se os filhotes forem muito grandes. Depois disso, é só dar muito amor e carinho aos mais novos moradores da casa. Eles com certeza vão trazer muita alegria para a família!




Créditos:
André Jorge de Oliveira (texto);
Bruno Okada (ilustração)




Apoio: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário