Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

Proteja seu cãozinho da raiva




Você já ouviu alguém falar que agosto é o mês do “cachorro louco”? Com certeza a expressão deve ter chamado a sua atenção. Pois é, o nome pegou porque, bem neste mês, o Ministério da Saúde faz no país inteiro a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva! Você sabia disso? Então, guarde bem essa informação e avise o papai, a mamãe ou algum responsável: é muito importante que os cachorros e gatos de todos os lugares sejam vacinados, para manter a doença sob controle!


Ainda não foi descoberta uma cura para o vírus da raiva, por isso a prevenção é tão importante. Os sintomas no cachorrinho infectado são: problemas na coordenação motora, mandíbula travada, excesso de salivação, maior sensibilidade aos barulhos e, em alguns casos, eles podem ficar mais nervosos.


Os seres humanos também podem se contaminar, principalmente pela saliva do animal. Mas não se preocupe! Tomando a vacina direitinho, todos os anos, seu amigão está completamente seguro – e você também.


Quer saber como fazer para aproveitar a vacinação gratuita? É muito fácil! Você só precisa perguntar na Secretaria de Saúde de sua cidade onde ficam os postos que fazem parte da campanha. Com certeza eles vão saber informar! Ah, no dia da vacina, não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação do seu bichinho. Caso você não tenha uma, não tem problema: os postos fazem na hora mesmo.


Nas clínicas veterinárias, é possível encontrar a vacina contra a raiva o ano todo. Também existem outras vacinas muito importantes, como: a de combate às viroses, leptospirose, leishmaniose e tosse dos canis. Se informe com o veterinário da família e deixe seu cachorrinho sempre bem protegido.


Créditos:
André Jorge de Oliveira (texto);
Bruno Okada (ilustração)



Fonte:
Giovani Dal’bó, médico veterinário da clínica Agroleme, Santo Antônio de Posse (SP)


Apoio: Klin

Nenhum comentário:

Postar um comentário