Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

Cuidadores de palavras

Hoje quero escrever sobre um tema para vocês, mas não quero parecer um professor. Peço que me leiam como alguém que ama ler e escrever. Vamos falar de ortografia… da arte de escrever as palavras corretamente.

Todo leitor merece atenção. Os escritores se esforçam para contar boas histórias, para nos encantar com suas narrações. Inventam personagens e lugares com muito carinho, mas nada disso tem valor se esse mesmo escritor não prestar atenção à forma correta de escrever palavras. As palavras são como poções mágicas. São elas que, misturadas, levam-nos para longe, para o mundo da fantasia. Cada uma deve ser usada de forma adequada, e o menor erro no uso dessas palavras pode comprometer toda a magia da comunicação e expressão.

Mas não são apenas os escritores quem têm de prestar atenção na escrita. São todos aqueles que se comunicam por palavras. Nos tempos de hoje, com a internet fazendo parte do nosso cotidiano, sendo uma potente ferramenta de comunicação, recebemos muitas informações por esse canal. Lemos notícias, comentários, postagens, recados, mensagens… e conhecemos melhor as pessoas. Por palavras. Na internet, somos aquilo que as palavras contam sobre nós.

Bem, todos nós temos grande responsabilidade em nos comunicarmos adequadamente, corretamente. Todos somos responsáveis por tratar as palavras, as ideias, a comunicação com muito carinho.

É muito ruim ler um texto escrito por alguém sem o menor cuidado com ortografia. É muito ruim ler palavras do tipo: saldade, pesoa, bagunssa, brincadera, cassa palavras, iscola, dezenhar, dessendo… e assim vai!

Sabe aquela aula chata de português? Aquela correção de textos, de redação que vocês provavelmente fazem na escola? Bem, ela é fundamental para as suas vidas! Vocês devem vê-la como uma importante ferramenta para nos comunicarmos melhor, para nos fazermos entender melhor e como um carinho àqueles que lerão o que querem contar.

Então, a partir de hoje, lanço uma campanha: OS CUIDADORES DE PALAVRAS!

Cada um será responsável pelo que escreve. E, antes de enviar qualquer texto, qualquer comentário, qualquer escrito, deverá cuidar de suas palavras. Ler uma por uma e ver se as mesmas foram escritas corretamente. Eu faço isso sempre que escrevo para alguém!

Quem topa ser um Cuidador de palavras?

Um beijo e até o dia 11 de abril!
Marcelo

Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário