Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tá na hora de dormir


Eu me lembro de muitas coisas de quando era criança. Mas uma das coisas de que mais me lembro é das lutas contra o meu sono. Havia dias que eu queria porque queria ficar acordado, mas os meus olhos fechavam como uma pedra. O corpo é sábio, sabe?

O nosso corpo entende das coisas e sabe muito bem que corpo de criança tem de descansar, dormir cedo. E não é à toa!

O sono ajuda a nos recompor do dia! Ajuda a ganharmos energia! Descansa a nossa mente também! Aliás, ela descansa quando sonhamos. As ideias e tudo o que aprendemos ao longo do dia se organizam enquanto dormimos. Pode reparar: quando não dormimos bem, tudo fica confuso. A nossa memória fica fraca, não conseguimos nos concentrar! Pois é! O sono é aquele tempo mais do que necessário para conseguirmos viver bem!


E não preciso nem dizer que temos que dormir bem para conseguirmos nos concentrar para a escola, prestar atenção na aula, ter boa memória e raciocínio para as provas, conseguirmos fazer esportes, jogar e brincar!

E, quando nós não nos entregamos para esse momento tão importante, o corpo faz isso: começa a dar sinais em forma de “olhos pesados”, movimentos lentos, bocejos… o que temos de fazer? Respeitar a mensagem e fazer o que o corpo manda.

Sabe, cada um tem uma forma de se preparar para dormir. Eu sempre digo que criança tem de dormir cedo! Cedo mesmo! Então, lá pelas 20h00 ou 21h00, já comece a se preparar! Separe um bom livro, faça um playlist de suas músicas, acenda a sua luminária de banho tomado, e vá para a cama esperar o sono chegar. A minha avó dizia que o sono era um trem! Cada vez que bocejávamos, era um aviso da estação dizendo que o trem estava vindo.

Aproveitem para sonhar bastante! Eu sempre anotava os meus sonhos assim que acordava! Hoje, quando releio algum deles, parece que estou lendo uma história fantástica!

Vocês verão como essa rotina de descanso fará diferença na vida de cada um! Ah! Sabe uma coisa boa para dormir? Alguém contando uma história! Quem você vai convidar?

Um beijo, bons sonhos para vocês!

Até o dia 25 de abril!
Marcelo

Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário