Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

O mundo da cooperação



Quando eu era menor, a minha escola adorava fazer competições! Qualquer coisa tinha de ter um vencedor, um perdedor! Com isso, os professores ficavam falando que “vocês têm de ser como o fulano, que é bom nisso e naquilo”. Cresci com a sensação, porque jamais ganhei alguma coisa (nem no par ou ímpar), de que eu sempre devia algo! Que eu sempre estava abaixo do esperado! E escola faz isso quando classifica os melhores de sala e os piores com suas notas e boletins.

Competir, ser o melhor, destacar-se nem sempre é bom para o nosso crescimento. A nossa mente precisa também reconhecer que nem sempre seremos os primeiros e que, diante de desafios, o importante, de fato, é encará-lo e tentar dar o melhor.

A competição, a vontade de ganhar sempre, faz com que nos tornemos muito individualistas! Faz com que só pensemos nos nossos benefícios! Faz com que deixemos de ver aquele que está ao nosso lado!


O mundo incentiva o pensamento individualista quando só valoriza os resultados! Ter um bom desempenho é importante, lógico, mas, quando crescemos, o importante é enfrentar o que está diante de nós!


O importante é tentar e dar o melhor de si! O importante é saber que o outro pode te ajudar! Que você pode ajudar o outro! Se crescermos com esse olhar, o olhar para o caminho, para o processo, para o outro, para fora de nós mesmos, faremos um mundo melhor. Um mundo onde a competição dará lugar à cooperação!


Minha dica: não se entreguem, não desistam, coragem para encarar o que é difícil! Peçam ajuda e ofereçam ajuda!


Um abraço forte,
Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário