Páginas

sábado, 9 de março de 2013

Para fazer um bom trabalho de escola


Eu me lembro do meu primeiro trabalho da escola para casa. Tinha um tema definido pela professora: a Alemanha. Naquela época, não havia internet, então, as coisas eram mais difíceis. Sim, porque temos de admitir que a internet é um instrumento facilitador gigante para estudantes e professores. Lembro-me de procurar nas enciclopédias sobre esse país. E encontrei coisas sobre datas disso, personalidades marcantes, moeda, língua. Tudo foi para o meu trabalho. Feito à mão, em papel almaço.


Minha mãe me ensinou a fazer cabeçalho, colocar capa, título… e era o que dava para ser feito seguindo as limitações da falta de tecnologia. Bem, ela me levou a um restaurante alemão para experimentarmos as comidas típicas e escutarmos o dono falar aquela língua estranha para um menino de 9 anos. Aquela vivência foi para o meu trabalho. Tirei fotos, pedi um cardápio para tirar uma fotocópia. O trabalho ficou bonito!


O que eu quero aqui é dar algumas dicas para vocês! Lá vão elas:


1. Pensar no tema de forma ampla. Procurar diversas referências e formas de contar o que se pesquisa: pode ser por imagens, com vídeos, com escritos;


2. Pensar em uma escrita autoral, sem cópias. Uma escrita que contenha seus questionamentos a partir dos dados coletados;


3. Ordenar o seu trabalho com os seguintes tópicos (para a sua organização):
O tema: falar do tema especificamente; procurar referências que descrevam as principais ideias sobre o tema;
• Suas opiniões e questionamentos: todo trabalho deveria ter espaço para nos colocarmos, ou seja, escrever o que pensamos sobre o tema e de que forma sustentamos as nossas opiniões; essa é uma escrita mais elaborada, que deve fugir do “acho legal”, “acho bonito”, coisas do gênero;
Conclusões: que é você juntar a suas opiniões e conhecimentos com o tema em si; cabe também você propor algo.


4. Pensar na formatação do trabalho. Pensar na letra, no espaçamento entre linhas, nos parágrafos, na capa, numeração de páginas (a escola costuma dar uma espécie de manual para a formatação dos trabalhos, e seguir esse manual é importante para nos mantermos focados no conteúdo).


Espero que essas dicas os ajudem!


Um abração!
Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário