Páginas

sábado, 9 de março de 2013

O nascimento do Visconde




— Depressa, Pedrinho! Arranje-me um bom Visconde de sabugo, bem respeitável, de cartola na cabeça e um sinal de coroa na testa, e venha com ele pedir Emília em casamento. Enganei-a que Rabicó é filho desse Visconde, o qual é um grande rei de um reino lá atrás do morro. Os dois, pai e filho, foram encantados por uma fada, só devendo se desencantarem no dia em que Rabicó descobrir uma certa minhoca com um certo anel mágico na barriga.


— E a boba acreditou?


— Acreditou piamente e declarou que nesse caso aceitará Rabicó como esposo, embora não vá morar com ele enquanto não virar príncipe novamente.


Pedrinho fez como Lúcia pediu. Arranjou um bom sabugo, ainda com umas palhinhas no pescoço que fingiam muito bem de barba, botou-lhe braços e pernas, fez cara com nariz, boca, olhos e tudo – e não esqueceu de marcar-lhe a testa com um sinal de coroa de rei.


Depois enterrou-lhe na cabeça uma cartolinha e lá foi com ele à casa da boneca.


— Toc, toc, toc, bateu.


— Quem é? — indagou de dentro a voz da menina.


— É o ilustre senhor Visconde de Sabugosa que vem fazer uma visita à senhora condessa de Três Estrelinhas e pedi-la em casamento para o seu ilustre filho, o senhor marquês de Rabicó.


— Esperem um minutinho que já abro — respondeu a menina.




Trecho retirado do livro: “Reinações de Narizinho”, Editora Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário