Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sítio Fragmentos.

Para escrever "A Pipa da Emília" Rodrigo Castilho usou como base o capítulo "A Pescaria" do livro "Reinações de Narizinho". Vejam melhor como foi a construção do episódio:

....................................................................
Trecho do livro:


— Agora, Emília, bico calado! Nenhum pio, senão espanta os peixes. Logo que um deles beliscar, zuct!, dê um puxão na linha.
E, deixando-a ali, foi ter com a preta.
— Você me frita para o jantar o peixinho da Emília, Nastácia? Frita?
— Frito, sim! Frito até no dedo!...
— Não caçoe, Nastácia! Emília é uma danada. Ninguém imagina de quanta coisa ela é capaz.
Palavras não eram ditas e — tchíbum!... pescadora de pano revirava dentro d’água, com pedra e tudo.
— Acuda, Nastácia! Emília está se afogando!... — gritou a menina aflita.
De fato. Um peixe engolira a isca e, lutando por safar-se do anzol, arrastara a boneca para o meio do rio.
Tia Nastácia arranjou uma vara de gancho e com muito jeito foi puxando para a beira do córrego a infeliz pescadora, até o ponto onde a menina a pudesse agarrar.
 ............................................................
Comentários:
No livro a história é assim: Tia Nastácia havia levado Narizinho para pescar no riacho. Lá a menina coloca uma vara na mão da boneca para que ela pesque também. Esse contexto foi totalmente descartado no episódio do desenho.
Esta parte é que foi aproveitada: Tia Nastácia desconfia que Emília, por ser uma boneca de pano, consiga pescar um peixe. Esse fato foi modificado e serviu de base para a construção da história do desenho. Onde Emília se sente incapaz de fazer algo sozinha.
No livro, Emília parece tentar mostrar que consegue pescar o peixe, mas acaba caindo na água. No desenho, quem corre o perigo é o Visconde, que é levado pelo vento.
No livro, Nastácia salva a boneca. No desenho (devido à forte tendência de tentar fazer da Emília a personagem principal da trama), que salva o dia - digo, o Visconde - é a Emília.
No livro, porém, mesmo se afogando, Emília consegue pescar o peixe que mais tarde Nastácia irá fritar, conforme se verá caso vá ao livro e leia de onde esse fragmento parou.
Fonte:Canal do sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário