Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Episódio perdido.


Sinopse
............................................................................

O famoso cavaleiro Dom Quixote de La Mancha chega ao Sítio do Picapau Amarelo e provoca as maiores confusões. O episódio Dom Quixote, com texto de Mario Teixeira e Duca Rachid e direção geral de Cininha de Paula e Paulo Ghelli, estreou nas manhãs da TV Globo na segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2005.
Dona Benta (Nicette Bruno) decide contar uma nova história para as crianças e escolhe a de Dom Quixote. Visconde (Candido Damm) corre para pegar livros na estante, mas, de tão pesados que são, eles caem em cima do pobre inventor e o deixam tão fino quanto uma folha de papel. Tia Nastácia (Dhu Moraes) recebe a difícil missão de criar um novo Visconde (Aramis Trindade). Ela consegue, mas no início ele só sabe falar de fórmulas físicas e matemáticas. É, então, que Emília (Isabelle Drummond) despeja em sua cabecinha o caldo da ciência e Visconde volta a ser como antes.
Pedrinho (João Vitor Silva), Narizinho (Caroline Molinari) e Emília se encantam com o homem que ficou com a cabeça transtornada de tanto ler romances impossíveis e cheios de aventura: o próprio Dom Quixote. Nem imaginam que logo ali, no Arraial dos Tucanos, uma estranha figura está provocando grandes confusões. O homem é muito magro, veste roupas velhas e encardidas e parece estar meio fora do ar. Zé Carijó (Cassiano Carneiro), que está desmemoriado porque uma jaca caiu em sua cabeça, é o primeiro a encontrá-lo. O estranho homem acha que Carijó é seu fiel escudeiro Sancho Pança. Sem memória, Carijó acredita piamente no que ouve e começa a falar em espanhol, muda suas roupas e até seu jeito de andar.
E, então, Sancho Pança/ Zé Carijó passa a acompanhar seu fidalgo Dom Quixote (Candido Damm) nas mais incríveis aventuras. Dom Quixote acha que Tia Nastácia é sua amada Dulcinéia e que a Cuca (Jacira Santos) é seu maior inimigo, o dragão Freston. À Dona Benta resta o título de Rainha do "Reino do Picapau Amarelo". A turma do Sítio finge que acredita em todas as loucuras do cavaleiro e também não contraria Zé Carijó. O clima fica ainda mais quente quando o esperto e guloso Lazarilho (Angelo Paes Leme) chega ao Arraial e inventa as mais fantásticas mentiras, sempre disposto a se dar bem.
 
Capítulo 01 - O Dia em que o Visconde pagou o Pato pelas traquinagens da Marquesa*
Texto: Robson Mistersilva (Do original exibido, em 2005)

O Sol nasceu com sua trombeta trazendo ares de aventura e leitura para o Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta resolveu ler para seus netos um grande clássico da Literatura – Dom Quixote de La Mancha.
Enquanto a leitura se desencadeava, perto dali, nas proximidades da porteira do Sítio apareceu um homem de idade já avançada. Vestia o que pareciam latas velhas. Segurava uma lança em uma mão e um escudo na outra. Era magro, bem magro e as barbas, brancas como a neve. Ninguém acreditaria, mas era o Dom Quixote em carne e osso (quer dizer, mais osso do que carne!) que estava por ali.
Quindim, o tomador de contas do Sítio, avista o visitante indesejado. E para cumprir os eu dever, tratou logo de expulsar o intruso.
Ao ver aquele paquiderme furioso, o velho aventureiro logo imaginou tratar-se de um gigantesco monstro como tantos que já enfrentara.
Atacado pelo monstro, acabou indo parar no meio do Capoeirão dos Tucanos, onde foi novamente atacado. Dessa vez por um terrível Demônio de Uma Perna Só (Adivinhem que demônio era esse!).
O Saci, que não gosta nem um pouco de assustar aqueles que entram na mata, dá um baita susto e deixa o pobre Dom Quixote perdido no meio daquela mata estranha para o nobre fidalgo.
Enquanto isso, depois de terminar a leitura daquele dia. Dona Benta vai guardar o livro e pde que ninguém mexa nele. Depois, sai com Narizinho.
Quindim fala para a Emília sobre o velho magrelo que ele assustou das terras próximas ao Sítio. A marquesa pediu as características do homem e Quindim fala para ela como era o tal sujeito. Esperta como ela só, logo imaginou que só poderia ser o Dom Quixote que havia aparecido por ali.
Para tirar a dúvida, obrigou o Visconde a ir até a Biblioteca de Dona Benta e pegar o livro do Dom Quixote (o mesmo que Dona Benta havia proibido que pegassem).
Como a estante era alta, pegou um banquinho para ajudar na tarefa de pegar o tal livro. Mas, o banquinho tombou e o Visconde caiu. Não só ele. Vários livros caem sobre o pobre sabugo de milho. E o pobre Visconde volta a ser apenas um boneco de espiga velha.
 Continua...
___________________
* Título do capítulo e linguagem adaptada pelo escritor sergipano Robson Mistersilva
fonte:canal do sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário